Autores
Voltar atrás

David Hilbert

Biografia

David Hilbert de origem germânica nasceu a 23 de janeiro de 1862. Foi um brilhante matemático, um dos melhores do século XX.

Foi responsável por uma lista extensa de 23 problemas matemáticos, alguns dos quais nunca foram resolvidos. Esta recensão de problemas foi apresentada em 1900 no Congresso Internacional de Matemáticos em Paris. As suas principais contribuições à matemática foram de índole diversa, desde a consolidação da teoria dos invariantes, argumento da sua tese, até à transformação da geometria euclidiana em axiomas. O livro Grundlagen der Geometrie (Fundamentos da Geometria) publicado em 1899, apresentava um novo conjunto de axiomas para a geometria. Além do desenvolvimento geométrico, os Fundamentos de Geometria descreviam também demonstrações de independência e consistência relativa de alguns dos axiomas, o que constituiu um grande desenvolvimento teórico para a época.

David Hilbert viveu o fim da ciência e da investigação matemática na Universidade de Göttingen, a partir do ano de 1933, quando o nazismo assumiu o poder na Alemanha. Este regime afastou uma parte substancial de elementos da universidade. 

Volvido sensivelmente um ano após este processo que dizimou o conhecimento, Hilbert participou num banquete sentando-se ao lado do novo ministro da educação nazista, Bernhart Rust. 

Rust perguntou-lhe: "É mesmo verdade, professor, que o seu instituto sofreu muito com a partida dos judeus e dos seus amigos?"

Hilbert respondeu: "Sofreu? Não, Herr Minister, não sofreu. Ele simplesmente deixou de existir."

Hilbert recebeu muitos prémios. Em 1905, a Academia de Ciências da Hungria fez-lhe uma citação especial. Em 1930 aposentou-se e a cidade de Königsberg homenageou-o ao fazer dele um cidadão honorário.