Autores
Voltar atrás

Dirk J. Struik

Biografia

Dirk Jan Struik nasceu em Roterdão, Holanda, em 1894, e, já perto de ser centenário, continua activo na história da matemática, assunto a que passou a dedicar-se a tempo inteiro a partir dos anos 60. Até aí mantinha-se como investigador matemático, convivendo com figuras do seu tempo, como David Hilbert ou Norbert Weiner.
Foi marcado, segundo as suas próprias palavras, pelo «terreno histórico da Itália», onde viveu na década de 20, daí partindo para Gottingen, o grande centro matemático da época, e depois para o MIT, nos Estados Unidos, onde se fixou. As suas ideias progressistas causaram- lhe dificuldades no pós-guerra, sendo os seus estudos sobre as relações históricas entre a matemática e a sociedade encarados como uma ousadia.
O seu ponto de vista, porém, revelar-se-ia fecundo, do que é testemunho este livro; ao mesmo tempo, aponta para um critério de análise do material histórico que torna possível uma grande concisão.
A tradução da presente História Concisa das Matemáticas em pelo menos dezasseis línguas, a partir de edições sempre actualizadas, atesta o acolhimento da obra em todo o mundo.

Sobre o Tradutor:

João Cosme Santos Guerreiro (1923-1987) foi matemático e professor ilustre que marcou gerações de estudantes na Faculdade de Ciências de Lisboa.Considerava-se «um produto da escola de 40», assim reivindicando a sua filiação a nomes como António Aniceto Monteiro e José Sebastião e Silva, entre outros, sendo discípulo e colaborador deste último. A concepção que tinha da matemática, enraizada na história - timbre daquela escola -, levá-lo-ia a leccionar durante anos, e até ao fim da vida, uma cadeira de História do Pensamento Matemático e a empreender com grande empenho a tradução deste livro, embora não pudesse terminá-la nem incluir uma nota sobre a história da matemática em Portugal, como era seu desejo.