Autores
Voltar atrás

José Eduardo Franco e Pedro Calafate (coord.)

Biografia

José Eduardo Franco (n. 1969)

Director do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Formou-se em Filosofia, Teologia, História e Ciências da Educação na Universidade de Lisboa, na EHESS de Paris e na Universidade Católica Portuguesa. Foi bolseiro de formação avançada da FCT para realizar um projecto de pós-doutoramento sobre «Ideias de Europa na Cultura Portuguesa». Tem ainda desenvolvido vários projectos de investigação nos domínios da História da Cultura, da Mitocrítica e das grandes polémicas históricas que marcaram a vida cultural, política e religiosa do nosso país. Entre as suas diversas obras publicadas destaca-se O Mito de Portugal, Lisboa, FMMVAD/Roma Editora, 2000, e O Mito dos Jesuítas em Portugal e no Brasil, Séculos XVI-XX, 2 Vols., Lisboa, Gradiva, 2006-2007.

 

Pedro Calafate

Director do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1981). Mestre (1985) e Doutor (1992) em Filosofia pela mesma Universidade. Professor Catedrático do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Possui uma vasta bibliografia, destacando-se os seguintes títulos:

Portugal como Problema – Séculos XV-XX, 4 vols., edição da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Lisboa, 2006; História do Pensamento Filosófico Português (direcção), 5 vols., 7 tomos, Editorial Caminho, Lisboa, 1999-2004; A Ideia de Natureza no Século XVIII em Portugal, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa, 1994 (Prémio Aboim Sande Lemos da Universidade Católica Portuguesa em 1995). Publicou ainda inúmeros artigos em revistas filosóficas e em actas de congressos no País e no estrangeiro, dedicados ao pensamento português e brasileiro.