Autores
Voltar atrás

Rosemary Sutcliff

Biografia

Rosemary Sutcliff (14 Dezembro de 1920 – 23 de Julho de 1992) era uma romancista inglesa conhecida pela ficção histórica. Tendo começado como escritora para crianças, a qualidade e a profundidade dos seus livros fez com que fossem lidos também por adultos.
Rosemary Sutcliff nasceu no Surrey mas viveu a sua infância em Malta e nas diversas bases navais em que o pai trabalhava como oficial.
Contraiu artrite reumatóide muito jovem. Devido a essa doença crónica passava a maior parte do tempo com a sua mãe, uma contadora de histórias incansável através da qual descobriu muitas lendas célticas e saxónicas, A escolaridade estava sempre a ser interrompida por causa da doença e Rosemary só aprendeu a ler aos 9 anos. Deixou a escola aos 14 anos para ingressar na Bideford Art School. Pintava também miniaturas,
Sutcliff começou a sua carreira como escritora em 1950 com a obra The Chronicles of Robin Hood. Escreveu The Eagle of the Ninth, o seu romance mais conhecido em 1954. Em 1959, Sutcliff ganhou a medalha Carnegie com o livro The Lantern Bearers. The Mark of the Horse Lord ganhou o primeiro Phoenix Award em 1985 e The Shining Company em 2010.
Morreu, em 1992, a escrever.