Catálogo
Voltar atrás
Novidade
-10%

O Fim da Vergonha

Como a direita radical se normalizou

Vicente Valentim

  • Edição Abril 2024
  • Colecção Trajectos Portugueses
  • ISBN 978-989-785-285-5
  • Páginas 160
  • Capa Capa brochada
  • Dimensões 15,50 x 23,00
€13,00 €11,70

«(...) Portugal e Espanha são já parte da vaga ‘radical’ (…) Vicente Valentim, é esse o seu grande mérito, demonstra factualmente como isso aconteceu.»

Do Prefácio de Pedro Mexia

«Até à data, a análise mais cuidadosa da forma como os cidadãos e os políticos repensam o que é aceitável na política e como isso altera o comportamento político.»

Daniel Ziblatt, Professor de Ciência Política, Universidade de Harvard, Autor de Como as democracias morrem

 

«De leitura obrigatória para todos os interessados em partidos políticos, normas sociais, populismo ou no futuro da política europeia.»

Ben Ansell, Professor de Instituições Democráticas, Universidade de Oxford, Autor de Porque Falha a Política.

Com prefácio de Pedro Mexia

 

Nos últimos anos, os partidos de direita radical tornaram-se actores políticos centrais na maior parte dos países europeus. O que explica o aumento do sucesso eleitoral destes partidos? Se a mudança das ideias políticas é um processo particularmente lento, porque crescem eles tão depressa, parecendo vir «do nada»? A resposta, como argumenta Vicente Valentim neste seu primeiro livro, está no facto de grande parte das pessoas que expressam actualmente o seu apoio à direita radical já terem antecipadamente essas ideias em privado, não tendo até agora à-vontade para o manifestarem em público por causa da pressão social.

O FIM DA VERGONHA – Como a direita radical se normalizou de Vicente Valentim, doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário Europeu, em Florença, resulta da adaptação para português do seu primeiro livro ­The Normalization of the Radical Right, que será publicado em inglês pela prestigiada editora Oxford University Press ainda em 2024.

Vencedor de vários prémios, nomeadamente o Prémio Jean Blondel, atribuído pelo European Consortium for Political Research para a melhor tese escrita na Europa no domínio da Ciência Política, o trabalho de doutoramento de Vicente Valentim é já considerado um texto de referência para todos os que pretendem compreender um dos mais relevantes fenómenos políticos da actualidade.

«Um clássico instantâneo.»

Catherine E. De Vries, Professora de Ciência Política, Universidade Bocconi


«Um grande avanço na explicação do sucesso de partidos de direita radical. Um êxito impressionante, cuja influência se vai fazer sentir por muitos anos.»

Giovanni Capoccia, Professor de Política Comparada, Universidade de Oxford

 

«Importante e altamente original. Essencial para compreender as mudanças e os desafios do populismo nas democracias ocidentais.»

Jane Green, Professora de Ciência Política e Política Britânica, Universidade de Oxford

 «Ambicioso e cuidadosamente investigado, este livro é essencial para compreender como as normas sociais podem provocar importantes mudanças no sistema político.»

Sara Hobolt, Professora de Ciência Política, London School of Economics

 

«Uma nova e arrojada agenda para o estudo do comportamento eleitoral.»

Hanspeter Kriesi, Professor de Ciência Política, Instituto Universitário Europeu

 

«Um livro extremamente original.»

 Isabela Mares, Professora de Ciência Política, Universidade de Yale